A relação qualidade/preço da hotelaria, as acessibilidades, as ligações aéreas, a localização do aeroporto na cidade, com acesso direto ao metropolitano são razões apontadas para estes resultados.
“Para se manter no topo deste ranking e continuar a afirmar o seu potencial de atração, Lisboa necessita de um novo centro de congressos apto a receber iniciativas de grande dimensão, com capacidade para acolher oito a dez mil pessoas”, defende o diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa (ATL).
“Há uma janela de oportunidade que devemos aproveitar a este nível, uma vez que são muito poucos os destinos no mundo onde congressos desta dimensão se podem realizar,” acrescenta Vítor Costa.
Segundo a ATL, a posição alcançada no ranking ICCA é o reflexo do esforço promocional que tem vindo a ser desenvolvido junto de mercados estratégicos e prioritários.
De acordo com a associação, face à concorrência, é necessário um trabalho contínuo e persistente de promoção, indispensável na valorização do mérito de Lisboa como um dos principais destinos no segmento de Turismo de Negócios
No ranking deste género de iniciativas, Lisboa está à frente de cidades como Copenhaga, Roma, Hong Kong, Estocolmo, Praga ou Pequim que conquistaram lugar nos primeiros vinte.
A capital portuguesa tem uma oferta diferenciada e de qualidade, ao nível das infraestruturas, serviços e experiências que proporciona.