Com o centenário das aparições de Fátima a aproximar-se, muitos começam a preparar a viagem. Alguns deixaram tudo ‘para a última’ e não sabem como se deslocar. Por isso, o que lhes parece mais lógico é recorrer à Internet e perceber se há a hipótese de apanhar boleia com alguém que vá até Fátima no próximo fim de semana. Problema: algumas ofertas são… exorbitantes.
No site de compra e venda de artigos OLX, estão publicados anúncios algumas ofertas de boleias para Fátima. Uma delas destaca-se pelo preço: 500 euros. “Boleia para Fátima em carro particular máximo duas pessoas. Partida de Setúbal, Lisboa ou arredores. Mais informações via e-mail”, lê-se no anúncio.
Na mesma página, existem ofertas a valor mais modesto: há quem leve pessoas de Lisboa até Fátima por 75 euros ou a partir do Porto por 50 euros.
Também no site Custo Justo, há quem ofereça boleia até Fátima por 300 euros. “Valor inclui viagem ida e volta, gasóleo e portagens. Local de partida: Santo Ovideo, Vila Nova de Gaia e regresso ao mesmo local mediante horário previamente combinado. Não são admitidas bagagens. Poderá ser combinado outro local mediante acerto de valores. Pagamento 20% do valor no ato da reserva, os restantes 80% no ato da partida em numerário”, descreve o anúncio.
O melhor mesmo é optar por pesquisar boleias em sites especializados. Na página Blá Blá Car existem alternativas mais baratas: as viagens de Lisboa para Fátima rondam os 11 euros. A partir do Porto, o preço médio é de 17 euros. ~
Outras alternativas. Se gostava de assistir às comemorações do centenário das aparições, mas prefere não ir de carro com uma pessoa que não conhece, existem transporte públicos especiais que o levam a Fátima.
A CP, por exemplo, está a fazer um serviço especial para os dias 12 e 13 de maio: todos os Intercidades irão parar na estação de Caxarias. Se viajar a partir de Lisboa, saiba que uma viagem entre a estação do Oriente e este destino custa 14,20 euros. Em Caxarias, pode apanhar um transfer para o Santuário – este passe de 30 em 30 minutos e custa quatro euros. O percurso feito a partir da estação da Campanhã (Porto) custa 17,20 euros.
Se optar pela Rede Expresso, saiba que ainda existem lugares disponíveis. A partir de Lisboa, o preço de ida e volta é de 22.60 euros, enquanto a partir do Porto, o bilhete passa para 29.80 euros.