Muito se tem falado do crescimento exponencial das empresas de tecnologia, que ganharam terreno em todo o mundo em apenas alguns anos. Mas quanto valem atualmente as marcas de que mais ouvimos falar? A maioria saberá que é muito, mas o que possivelmente nem todos sabem é que juntando a Google e a Apple, temos o equivalente ao PIB português.
Quem o garante é Gonçalo Mendes, da consultora PwC (Price), que durante a 11.ª Conferência de Turismo, sublinhou a importância de ter uma marca forte e os valores que podem ser atingidos: “Não estamos a falar da empresa. Estamos a falar da marca”. De acordo com o índice apresentado, só a marca Google vale 109 470 milhões de dólares, seguida do Facebook que vale nada mais, nada menos do que 107 141 milhões. Mas a forma de perceber de que forma as marcas mais valiosas somam milhões que não imaginamos, “As duas primeiras marcas correspondem ao PIB nacional. Mas, se juntarmos às duas primeiras o Facebook, o valor cobre aquilo que é a dívida total do país”, diz Gonçalo Mendes.
Mas, ainda que as empresas de tecnologia estejam à frente no que respeita a valores astronómicos, há outras que podem surpreender. Só a marca de Cristiano Ronaldo vale mais, sozinha, do que 50 destinos turísticos. Segundo a PwC, a marca CR7 está avaliada em 107 milhões de dólares, muito mais do que o top dos 50 destinos mais valiosos em todo o mundo, que no seu conjunto, valem 65 milhões.
Mas, ainda assim, o jogador pode não valer assim tanto quando comparamos com outras marcas, já que “representa mil vezes menos do que as três principais marcas a nível mundial”.
Rankings coroam Google A gigante tecnológica tem conquistado o primeiro lugar em vários rankings que são feitos sobre o assunto.
Recentemente, a consultora Brand Finance também elaborou uma lista das marcas mais valiosas de todo o mundo. Primeiro lugar? A Google, que ultrapassou a Apple este ano, depois de passar seis anos sem alcançar o primeiro lugar.
Avaliada em 107 milhões de dólares aparecia então a Apple que tem vindo a perder terreno com a crescente concorrência da Huawei ou Samsung. No entanto, nesta lista, o terceiro lugar é diferente do apresentado pela PwC. De acordo com a avaliação da Brand Finance, o destaque vai para a Amazon, avaliada em 106,3 mil milhões.
Seja como for, a maioria dos rankings que têm vindo a ser feitos nos últimos anos mostram que continuam a ser as marcas ligadas à tecnologias a dominar o top 10.