Donald Trump decidiu retirar os Estados Unidos da América (EUA) do acordo de Paris, acerca das alterações climáticas, assinado por Obama em 2015.
A Fox News afirmou que Trump tomou a decisão, mas que ainda não são conhecidos os motivos da saída. Os EUA juntam-se assim a Nicarágua e Síria, como os únicos países que não farão um esforço para reduzir a emissão de gases poluentes.
Segundo o site Axios, Trump estará a ponderar alguns pormenores da sua decisão. O presidente dos EUA pode formalmente assinar um acordo com Paris, que pode demorar cerca de três anos a concretizar, ou então retirar os EUA das Nações Unidas, sendo uma decisão drástica, mas mais rápida.
Ao longo da campanha eleitoral, Trump disse que o aquecimento global é uma mentira e, durante a reunião G7, que decorreu na semana passada, não apoiou a declaração acerca do aquecimento global, afirmando precisar de mais tempo para se decidir sobre o acordo de Paris.
Recorde-se queo acordo de Paris foi assinado em 2015, por 195 países, com vista a redução da emissão de gases de efeito de estufa, para diminuir o aquecimento global.