Joana de Sá Pereira continua a ter o seu melhor início de época de sempre desde que passou a profissional e foi 22ª classificada no Major do Ladies European Tour Acess Series (LETAS).
A portuguesa residente em França, que a 25 de maio tinha falhado o seu primeiro cut da temporada no Forget Foundation PGA Championship, na Suécia, recuperou as boas sensações esta semana no Jabra Ladies Open.
Joana de Sá Pereira não só passou o cut como, entre 78 jogadoras, terminou no grupo das 22ª classificadas, empatada com outras duas, com 214 pancadas, 1 acima do Par do famoso percurso de montanha do Evian Resort Golf Club, em França.
A portuguesa melhor classificada no ranking mundial agregou voltas de 72, 69 e 73 e garantiu um prémio monetário de 715,33 euros.
«Estou muito contente com o meu jogo. Preciso de fazer alguns ajustamentos menores mas estou a ir na direção certa», escreveu na sua conta de Facebook, ela que tinha sido 7ª classificada no Açores Ladies Open e 7ª no VP Bank Ladies Open (Suíça).
Em maio, Joana de Sá Pereira tornou-se na primeira portuguesa a entrar no top-10 da Ordem de Mérito do LETAS, mas ao falhar o cut na Suécia sofreu uma queda significativa. Agora, com mais uma boa classificação, está de novo em alta e ascendeu ao 17º lugar, com um total de 3.676,66 pontos (euros).
O torneio foi conquistado pela francesa Isabelle Boineau (67+69+70), ao derrotar no primeiro buraco de playoff a sueca Johanna Gustavsson (71+69+66), depois de terem empatado a 206 (-7).
Foi o primeiro título da segunda divisão europeia para Isabelle Boineau, mas no ano passado, na primeira divisão, ela tinha ganho o LET Aberdeen Asset Management Ladies Scottish Open.
As duas protagonistas do playoff apuraram-se para o Evian Championships, o quinto Major feminino do ano, que disputa-se em setembro.
O Jabra Ladies Open é o mais importante torneio do LETAS em 2017, só entrou neste circuito este ano, mas é o único evento a distribuir 50 mil euros em prémios moneários. Todos os outros ficam-se pelos 40 mil ou 35 mil.
Para além disso, este estatuto de ser uma etapa de qualificação do Evian Championship elevou o seu seu prestígio e atraiu não só as melhores jogadoras do LETAS como também algumas do LET.
A visibilidade mediática do Jabra Ladies Open levou a jogadoras a homenagearem a malograda Cassandra Kirkland, falecida recentemente, usando nos seus equipamentos adreços referentes à luta contra o cancro.
Depois deste torneio francês, a Ordem de Mérito do LETAS é comandada pela francesa Valentine Derrey, campeã do Terre Blanche Ladies Open e do Forget Foundation PGA Championship, seguida da inglesa Meghan Maclaren, a campeã do Açores Ladies Open, que era a anterior nº1.