EDP Cool Jazz. E todo este jazz…

Em Oeiras, o edpcooljazz dança-se sobre o verde do Jardim do Marquês de Pombral e no Parque dos Poetas.

Há a new wave dos Pretenders. O funk clássico de Maceo Parker. A soul moderna de Jamie Cullum. O flamenco com atitude rockeira de Rodrigo Y Gabriela. A folk da era digital de Jake Bugg. A MPB contemporânea de Maria Gadú. A herança de Ney Matogrosso em Filipe Catto. O jazz aveludado de Luísa Sobral e Beatriz Pessoa. A pop evoluída de Rita Redshoes. As canções de marca autoral de Márcia. E no entanto este é um festival que tem no jazz o pilar. 

Desde 2004 que o Cool Jazz funciona como uma pausa para respirar entre os festivais de música elétrica. A relação com o espaço é um dos trunfos de um festival inspirado por um dos mais históricos certames do panorama internacional: o Festival de Montreux na Suíça.

Tal como este, o jazz é um ponto de partida e não apenas de chegada na programação. Soul, blues e funk são os cúmplices musicais de um festival que se propõe a adicionar novas pastas a nomes familiares do grande público e a apostar forte nas músicas portuguesa e brasileira. 

Em 2017, todas as noites dançam a par deixando a questão no ar: haverá uma primeira parte ou duas segundas partes?

A 18 de Julho, Márcia abre para a dupla Rodrigo Y Gabriela, ainda em fase de descoberta pelo público português mas já com extenso cartel nos circuitos internacionais. Na noite seguinte, os Pretenders de Crissie Hynde resgatam a memória do punk e da new wave com uma mulher ao leme para, antes, Rita Redshoes, convicta feminista, celebrar a autonomia de escrever canções como “Mulher” – “sou mulher e contra mim o que vier é bem-vindo se trouxer igualidade e desalinho”, escreve. A primeira semana de concertos culmina em festa com Maceo Parker, saxofonista americano ligado a James Brown, Prince e produtor de“Viagens” de Pedro Abrunhosa e Bandemónio, e Da Chick. 

No dia 23, a dupla de ataque é luso-brasileira com Filipe Catto a fazer honras para Maria Gadú. No dia 25 de Julho, a juventude de Jake Bugg contrasta com o saber acumulado de Jorge Palma, sentado ao piano com as canções de “Só”. Luísa Sobral e Jamie Lidell cruzam-se a 26. O final feliz está marcado para dia 29 com Beatriz Pessoa e Jamie Cullum.