Andebol. Portugal perde na Eslovénia e falha apuramento para o Campeonato da Europa Croácia 2018

Portugal manteve o jogo equilibrado na primeira parte, mas a Eslovénia acabou por conseguir impor-se, na segunda parte.

Portugal falhou o apuramento para a fase final do Europeu de 2018, ao perder, na Eslovénia, por 28-18, no jogo da sexta e última jornada do Grupo 5 de qualificação.

A Eslovénia marcou o primeiro golo, de sete metros, que Hugo Figueira, titular na baliza de Portugal, não conseguiu defender; no ataque seguinte, a equipa da casa já não teve o mesmo sucesso numa situação idêntica. Foi já com mais de cinco minutos que Fábio Magalhães, num contra-ataque, fez o primeiro para Portugal (1-1) e Gilberto Duarte colocou Portugal, pela primeira vez, na frente do marcador. Depois da igualdade (2-2), o conjunto luso ficou reduzido a seis, devido à primeira exclusão da partida, para Daymaro Salina. À passagem dos dez minutos, mantinha-se a igualdade (3-3), situação que se repetiu nos minutos seguintes (6-6), com as duas selecções a jogarem ao mesmo nível. Aos 17 minutos, Portugal voltou a passar para a frente (6-7), mas os eslovenos depressa voltaram a anular a diferença. Com três golos sem resposta, resultado de duas exclusões consecutivas para Portugal, a selecção da casa assinalou a maior vantagem até então, 10-8, aos 22 minutos; os lusos reduziram, mas até ao intervalo, Pedro Portela atirou ao poste, no primeiro livre de sete metros para os lusos e a Eslovénia voltou a dilatar o resultado, com que as duas selecções saíram para o descanso: 12-9.

Na segunda parte, a Eslovénia entrou a toda a velocidade e a aumentar a diferença no marcador (14-9) e foi Alfredo Quintana quem retomou a contagem de Portugal. Com 8 minutos jogados, a perder 17-11, o técnico português pediu um "time-out", mas os comandados de Paulo Pereira já não conseguiram voltar a equilibrar o resultado que, com o decorrer da partida, se ia dilatando. A dez minutos do fim, Portugal perdia 21-15; sem melhores soluções para contrariar a forte defesa da Eslovénia, Portugal tentou, até ao fim, lutar pelo melhor resultado, mas a maior eficácia eslovena acabou por se sobrepor e Portugal perdeu por 28-18.

Fábio Magalhães, com 4 golos, foi o melhor marcador de Portugal.