A maioria das mulheres já se esqueceu pelo menos uma vez de tomar a pílula à hora certa. Nessas alturas, a regra é toma o comprimido esquecido o mais rápido possível, o que muitas vezes implica tomar dois de seguida. Mas será que isso chega?
A edição brasileira da revista Cosmopolitan falou com Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, que afirmou que este truque só funciona em certos casos – tudo depende do tipo de pílula contracetiva e da dosagem hormonal que contém.
Em alguns casos, tomar dois comprimidos pode bastar para prevenir uma gravidez, mas nos tipos de pílula em que a dosagem hormonal é mais baixa, um atraso de 12 horas pode provocar um estímulo para a ovulação.
Por isso, se não quer engravidar, o melhor é tomar os dois comprimidos – o esquecido assim que puder e o do dia à hora certa – e usar preservativo até ter minar a caixa desse mês. Isto porque, segundo a mesma especialista, sempre que se esquece de tomar um comprimido, a probabilidade de ocorrer uma gravidez aumenta, independentemente do tipo de pílula que toma.