De acordo com a ciência, o estilo de vida tem-se assumido cada vez mais como o grande peso na saúde das pessoas, devido aos hábitos diários, ainda que pareçam inofensivos, de cada um.
Segundo um estudo publicado na revista científica Healtg Affairs, não fumar pode ter um peso saudável na sua vida, assim como consumir bebidas alcoólicas com moderação. Esta última não só traz mais saúde, como pode mesmo dar-lhe mais sete anos de vida.
O Estudo levado a cabo pela Universidade do Michigan e pelo Instituto para Estudos Demográficos Max Planck, ambas instituições dos Estados Unidos, comprovou que nunca ter fumado e apresentar um índice de massa corporal – IMC – inferior a 30, é meio caminho andado para acrescentar quatro anos à esperança média de vida dos homens e cinco anos à esperança média de vida das mulheres.
Em relação ao consumo de álcool, a esperança média de vida podia aumentar mais sete anos, caso os homens ingerissem menos de 14 bebidas por semana, e as mulheres bebessem apenas sete no mesmo espaço de tempo.