Seis pessoas morreram num lar de idosos em Hollywood, na Florida, onde as falhas de eletricidade provocadas pelo furacão Irma fizeram com que o ar condicionado se desligasse na terça-feira e continuasse assim durante a noite. Três pessoas foram encontradas mortas durante a manhã e outras três morreram ao longo desta quarta-feira, já no hospital.
Por precaução, cerca de cem outros residentes foram retirados do lar, que afirma ter sofrido um “corte prolongado” de energia durante horas de grande calor. “É um acontecimento triste”, disse o chefe da polícia local, Tomas Sanchez, citado pelo “New York Times”. “Por precaução, enviámos agentes para as outras 42 residências de assistência e idosos em toda a cidade.”
As autoridades iniciaram uma investigação criminal. Segundo o diretor do departamento de emergência no hospital para onde os residentes foram levados, Randy Katz, a maioria dos pacientes apresentava esta quarta-feira sintomas de dificuldade respiratória, desidratação e vários problemas cardíacos.
O furacão Irma provocou estragos nas redes de eletricidade da Florida que podem levar dias ou até semanas a resolver. No pior momento, cerca de 40% do estado e cerca de 15 milhões de pessoas estavam sem eletricidade e com temperaturas a superar os 30º Celius. Esta quarta-feira, a estimativa era que ainda 4,4 milhões de habitantes não tivessem energia.