O jogo veio dos Estados Unidos, já chegou a Espanha e é algo que tem vindo a preocupar as autoridades, uma vez que esta nova moda causa irritações e necrose na pele, ou até mesmo a morte, segundo o que vários dermatologistas dizem.
A Guardia Civil espanhola já alertou os pais e a sociedade em geral para os perigos daquilo a que tem chamado de “desafio viral”.
Segundo o jornal El Español, citando declarações de um dermatologista, Pablo de la Cueva, a “ pele pode sofrer danos de diferentes graus, desde pequenas irritações que a deixam vermelha e inflamada até feridas estruturais e necrose. Uma prática completamente desaconselhada”, alerta o médico.
A combinação de sal com gelo, quando aplicado na pele, pode chegar aos 20 graus negativos, uma vez que o frio é tão intenso que pode mesmo fazer com que várias células rebentem. Além disso, o gelo também atua como um anestésico.
“As primeiras consequências implicam irritação, ardor e dor”, descreve o dermatologista, adiantando que “além disso, podem gerar-se infeções que só podem ser tratadas com antibióticos. Se a pele está com necrose, podem ficar com cicatrizes irreversíveis e problemas de pigmentação.”
Em Espanha, as autoridades partilharam, através do Twittter, uma imagem de jovens que participaram neste jogo.
Nueva chorrada viral:
Echarse sal y hielo en la piel para exhibir las quemaduras.
A pesar de ser algo muy tonto, hay gente que lo hace. pic.twitter.com/gUvkgySlFE
— Guardia Civil (@guardiacivil) 13 de setembro de 2017