O Campeonato 1ª Divisão Feminina 2017/2018 teve início no Funchal, com o Madeira Sad a vencer o primeiro dérbi madeirense da época. No Pavilhão do Funchal, a equipa de Sandra Fernandes imprimiu grande velocidade ao jogo desde o início e saiu na frente do marcador (1-6); o CS Madeira não conseguiu acompanhar o ritmo imposto pelo adversário e, ao intervalo, já perdia por 7-14. O jogo retomou ao mesmo ritmo e a segunda parte decorreu, também, sob domínio do Madeira Sad. A equipa de Marco Freitas não encontrou forma de equilibrar o resultado e o Madeira Sad controlou o jogo e o marcador até ao apito final e venceu por 17-30. Mónica Soares (Madeira Sad), com 9 golos e Ana Andrade (CS Madeira), com 8 golos, foram as melhores marcadoras deste encontro.
O Maiastars venceu, fora de portas, o CA Leça. Num jogo que, como se esperava, foi muito disputado, entrou melhor o Maiastars (2-4), mas o CA Leça reagiu e conseguiu dar a volta ao -resultado (7-5). No entanto, até ao final da primeira parte, a equipa de José Carlos Ribas recuperou a liderança e foi para intervalo a ganhar por 9-10. No segundo tempo, esteve melhor o Maiastars, que conseguiu ter cinco golos de vantagem (13-18), mas o CA Leça, na luta pelo melhor resultado, ainda reduziu até à diferença mínima (18-19), mas as maiatas já não deixaram escapar a primeira vitória no campeonato e ganharam por 18-21. Com seis golos marcados, Mariana Azevedo (Maiastars) foi a melhor marcadora da partida.
No jogo que marcou o regresso das duas formações ao principal Campeonato Feminino, o JAC-Alcanena ganhou ao ASS Assomada por um tangencial 24-23, num jogo em que a Assomada até esteve na frente do marcador durante a maior parte do tempo. A equipa de Lisboa ganhou vantagem no decorrer da primeira parte e foi para o intervalo a ganhar por 10-14; na segunda parte, o Assomada ainda segurou a vantagem durante algum tempo (21-22), mas, na recta final da partida, a equipa da casa reagiu da melhor forma, deu a volta ao marcador e acabou por conseguir segurar a vantagem até ao apito final. Com 8 golos marcados, Aurora Prata (JAC-Alcanena) foi a melhor marcadora do jogo.
A jogar em casa, o Alavarium Love Tiles venceu o Académico FC por expressivo 38-18. A equipa da casa esteve sempre na frente do marcador e, ao intervalo, já ganhava por 22-7. O ritmo de jogo manteve-se, na segunda parte e o Alavarium Love Tiles geriu e dilatou o resultado até ao apito final. Com 10 golos marcados, Cláudia Correia (Alavarium Love Tiles) foi a melhor marcadora do jogo.
O jogo entre ND Santa Joana-Maia e Colégio Gaia foi adiado para dia 20, devido à participação da equipa de Gaia nas competições europebias e a 1ª jornada completa-se a 5 de Novembro, com a partida entre SIR 1º Maio/ADA CJ Barros e Juve Lis.