O CEO do grupo afirma que a VW já trabalha “numa família de veículos autónomos para a cidade, para a mobilidade a longas distâncias, com carrinhas de entregas autónomas e também camiões de transporte de mercadorias”.
Segundo Matthias Mueller, o Sedric – diminutivo de “self-driving car” – é apenas o início e o grupo está a desenvolver outros “concept cars” autónomos, incluindo um desportivo. "Em breve o Sedric vai começar a transportar os funcionários na fábrica de Wolfsburgo”, acrescentou.
Por seu lado, Johann Jungwirth, o responsável pela estratégia digital do grupo, diz que as frotas de veículos autónomos estarão a funcionar em “duas a cinco cidades” a nível global em 2021. O programa de partilha será proporcionado pela Moia e Gett, as duas empresas de mobilidade afiliadas da VW.
A empresa Gett (concorrente da Uber) usará uma variante de série Sedric e a Moia terá um carro autónomo de maiores dimensões, mais parecido a um miniautocarro.
Um obstáculo poderá ser o atraso na legislação que permitirá o uso de carros de condução autónoma de Nível 5 – aquela que dispensa por completo a intervenção do condutor. Mas o calendário é possível, desde que mais países permitam a condução autónoma.
"Esperamos que o Senado dos EUA passe nova legislação em meados do próximo ano e, quando o fizer, que o Dubai, Singapura e a China sejam os seguintes", confia Johann Jungwirth, citado pelo “Automative News”.