Um vídeo publicado por uma organização de médicos sem fins lucrativos mostra o que acontece aos pulmões depois de fumar apenas 20 cigarros.
Na legenda do vídeo, membros da MEDspiration divulgaram números assustadores – um estudo realizado por investigadores da Universidade de Bristol (e feito com base nos dados do Instituto de Estatística britânico) mostra que uma pessoa que fuma vive, em média, menos seis anos e meio do que uma pessoa que não fuma.
O grupo explicou o método usado para chegar a estas conclusões: “Se uma pessoa fumar cerca de ¾ de um maço por dia, isso dá uma média de 5772 cigarros por ano. Se começar a fumar aos 17 e terminar aos 71, fumou 311,688 cigarros”.
A partir destes dados, o grupo calculou que cada cigarro rouba cerca de 11 minutos de vida a quem o fuma. E fizeram uma tabela para comparar o que essa pessoa perde ao fumar.
“1 cigarro (11 minutos) = Um telefonema para um amigo, ler o jornal, dar um passeio ou ter uma relação sexual rápida”
“Um maço de tabaco ( 3h40) = Ver um filme longo, ver dois jogos de futebol, uma ida ao centro comercial, uma viagem de comboio entre Londres e Paris, fazer a maratona de Londres ou sexo tântrico”
“200 cigarros (um dia e meio) = visitar amigos e família, uma viagem para fazer compras, uma opera de Wagner, dar a volta ao mundo a voar ou passar uma noite romântica”.
O vídeo, partilhado no Instagram, mostra a sujidade acumulada nos pulmões após serem fumados 20 cigarros. As diferenças são impressionantes.