Em cerimónia de entrega dos Prémios realizada ontem dia 12 de outubro, no Auditório da Fundação Champalimaud, foram entregues os troféus aos responsáveis pelas campanhas a concurso, com especial destaque para a NOSSA, considerada a Agência Criativa do Ano, a MEC Portugal como Agência de Meios do Ano, a UNICER como anunciante do Ano e o “Serviço de Despertar” para a McDonald’s como a Campanha do Ano (da Fullsix Portugal).
De realçar ainda o vencedor do prémio de Media Digital, a Câmara Municipal de Lisboa com o Site Lojas com História. Este prémio veio galardoar, pela primeira vez, projetos de Media Digital que se distinguiram pelo seu caráter inovador. Nesta categoria especial os projetos foram selecionados pelo SAPO com base em sites ou rúbricas que foram lançados, renovados ou reformulados entre 1 de Junho de 2016 e 31 de Maio de 2017 e que apresentam novos paradigmas na forma de aceder, consultar ou visualizar informação.
Esta edição dos Prémios SAPO premiou 17 agências, 20 anunciantes e 25 campanhas. A concurso estiveram 158 submissões, que originaram uma shortlist de 69 trabalhos de 25 agências.
A 17ª Edição dos Prémios SAPO contou este ano com três painéis de reputados profissionais do mercado da publicidade, agências e anunciantes reconhecidos no setor e convidados pela organização que avaliaram a originalidade e a adaptação das campanhas publicitárias aos novos paradigmas tecnológicos: Primeiro Júri, Segundo Júri e Júri Media Digital.
Os Prémios SAPO existem há mais de 16 anos e constituem um marco no calendário nacional do mercado de publicidade: são os únicos que distinguem o que de melhor se cria e divulga em publicidade e comunicação digital. Até hoje foram já entregues mais de mil troféus nas várias categorias.
Tradicionalmente, o valor angariado com as inscrições reverte a favor de instituições de solidariedade social, identificadas no âmbito da atividade da Fundação PT, sendo que as 16 edições anteriores tinham acumulado, até agora, um total de 160 mil euros. Este ano foi angariado com as inscrições o valor final de 15.600 euros que foi doado à APELA – Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, que tem como missão aproximar a Instituição dos utentes com ELA, no sentido de, em conjunto, participar ativamente na procura de soluções que minimizem o impacto da doença e contribuam para o aumento da qualidade de vida dos portadores e dos seus familiares/cuidadores.