Esta sexta-feira, a Estufa Fria, em Lisboa, enche-se de caras conhecidas para um evento dedicado à cultura cigana. O objetivo é angariar fundos para a abertura do Centro Romi, um centro comunitário no Seixal para mulheres ciganas. O cartaz inclui um desfile da marca húngara Romani Design, um momento musical e um cocktail dedicado à cozinha cigana.
Apresentado por Fernanda Serrano, o evento é dinamizado no âmbito do projeto de empoderamento social Dare to Dream, da associação REDE de Jovens Para a Igualdade e da Associação Pelo Desenvolvimento das Mulheres e Crianças Ciganas Portuguesas, que junta oito jovens mulheres ciganas na missão de desenvolver a sua comunidade. O evento solidário conta com o apoio do MUDE, e do Gabinete da Secretária de Estado Para a Cidadania e Igualdade de género.
O momento principal da noite será o desfile da nova coleção Primavera-Verão 2018 da marca húngara Romani Design, da estilista cigana Erika Varga, que cria peças únicas inspiradas na cultura e tradição ciganas, feitas por mulheres ciganas. A desfilar estarão caras conhecidas do Governo e de várias instituições, como Catarina Marcelino, a ex-Secretária de Estado Para a Cidadania e Igualdade de Género ou Eduarda Marques (Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e da Juventude).
O evento tem início previsto para as 19h00 e o valor dos bilhetes vendidos reverte a favor da verba em falta para a abertura do Centro Romi. Os bilhetes podem ser adquiridos através do Facebook da REDE de Jovens Para a Igualdade.