O diagnóstico de Jacob surgiu aos 5 anos. No dia 11 de outubro, Jacob foi internado no hospital pediátrico Barbara Bush, e os médicos informaram a família que o tumor tinha alastrado e que teria cerca de um mês de vida.
Segundo a mãe, Michelle Thompson Simard, os últimos tratamentos de quimioterapia de Jacob não registaram melhorias.
A família quer antecipar o Natal para dar uma última alegria a Jacob, uma vez que adora o Natal. "Jacob adora o Natal", disse a mãe de Jacob.
"Ele recebeu alguns postais no Halloween (Dia das Bruxas, 31 de outubro) e quando os abriu parecia que estava a receber um presente. Leu-os para nós e tinha um sorriso enorme", explicou o pai, Roger Guay, à CNN. "Ele ficou entusiasmado para ver o que as pessoas tinham para lhe dizer e isso iluminou o seu dia".
Desde então têm sido muitos os postais enviados e as mensagens de apoio. Para tentar ajudar o filho, a sua mãe criou uma página no Facebook e uma campanha de angariação online para ajudar nos tratamentos.
Em 17 dias receberam donativos de diversas partes do mundo superiores a 65 mil dólares (55 mil euros) dos 75 mil (64 mil euros) que definiram como objetivo.
Merry Christmas, Jacob! https://t.co/uSASXEX9QW Please send cards:
Jacob Thompson
Maine Medical Center
22 Bramhall St
Portland, ME 04102 pic.twitter.com/DhLWxVup2S— Michael Seitzman (@michaelseitzman) 3 de novembro de 2017