Os pedidos de certificados e cartões de residência provisórios e de documentos de residência permanente no Reino Unido feitos por portugueses cresceram 270% se se comparar o período entre junho de 2016 e setembro deste ano com os 15 meses anteriores.
Desde que ficou decidida a saída do Reino Unido da União Europeia houve 40 673 cidadãos nacionais a pedir este tipo de documentação.
Os números agora disponibilizados são do Home Office, equivalente ao Ministério da Administração Interna, e revelam que, do total de pedidos, 9076 foram recusados por não cumprirem as condições ou não terem validade.
O número de portugueses a solicitar nacionalidade britânica também cresceu desde o referendo – 1210 portugueses conseguiram reunir as condições, o que representa um aumento significativo face ao que aconteceu nos 15 meses anteriores (557).
O consulado de Portugal em Londres tem aconselhado apenas os cidadãos nacionais a manterem os seus documentos regularizados e a aguardar novas indicações, uma vez que ainda não estão decididas as condições oferecidas aos cidadãos europeus no novo sistema.