Todos temos presentes preferidos, mas temos também uma lista daquilo que mais gostamos de oferecer. De acordo com um estudo feito pela Deloitte, 55% dos portugueses tencionam oferecer livros este Natal, 54% vai ofertar chocolates e 49% roupa ou calçado.
Entre os presentes que os portugueses estão à espera de receber na época natalícia, os artigos também não variam muito: a roupa/calçado vem no topo da lista do sexo masculino (51%) e os chocolates no primeiro lugar da lista do sexo feminino (68%).
Na faixa entre os 18 e os 34 anos de idade, os consumidores consideram mais provável receberem dinheiro (65%), chocolates (62%) e roupa/calçado (59%). Entre os consumidores com idades entre os 35 e os 54 anos, os chocolates surgem no primeiro lugar (58%), roupa/calçado no segundo (53%) e cosméticos/perfumes no terceiro (52%). No grupo das pessoas com mais de 55 anos, o primeiro lugar dos presentes que consideram mais provável receber vai para os livros (62%), o segundo para os chocolates (52%) e o terceiro para roupa/calçado (48%).
Segundo o mesmo estudo, 50% dos consumidores irá realizar as compras de Natal entre os dias 1 e 24 de dezembro. Quando optam por lojas físicas, os centros comerciais são os espaços de eleição.
“Existe um alinhamento entre os presentes que os portugueses consideram mais provável receber e as suas intenções de compra. Entre os países inquiridos, os consumidores portugueses são os que tendem a fazer as compras mais tarde, com cerca de metade a prever fazer as compras durante o mês de dezembro. Por outro lado e ao contrário da maioria dos países europeus, os portugueses preferem fazer as compras em centros comerciais”, explica Pedro Miguel Silva, Associate Partner de consultoria da Deloitte.