O cartão de cidadão já o permitia mudar a morada através da internet, mas agora já não precisa de usar o leitor, só tem de associar o seu cartão ao telemóvel.
Segundo explicou a secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, ao Jornal de Notícias, ao associar o cartão ao telemóvel já não há necessidade de “ter um leitor para usar a parte eletrónica” do documento.
Anabela Pedroso acredita que esta medida permitirá aumentar a utilização dos serviços públicos online. “Temos 20 milhões de cartões emitidos. Na prática, a maioria dos portugueses já fez, pelo menos, uma renovação. Mas só 17% possuem a assinatura eletrónica ativada, o que é baixo”.
O documento tem sofrido algumas alterações nos últimos tempos: os bebés são obrigados a ter este documento, sendo que os pais têm 20 dias para o fazer. Já pessoas com mais de 70 anos e mobilidade reduzida não necessitam de se sair de casa para renovar o documento, pois os serviços que emitem o cartão deslocam-se de forma gratuita às suas casas para proceder à renovação.