Foram momentos de verdadeira euforia, aqueles que se viveram no final de tarde desta quinta-feira em Faro. E tudo devido ao apuramento do Farense para os quartos-de-final da Taça de Portugal, conseguido na quarta-feira nos Açores, diante do Praiense (0-1).
Desde 1989/90 que o histórico clube algarvio não alcançava esta fase da prova. Nessa época, refira-se, o Farense estava na II divisão e mesmo assim conseguiu chegar à final da prova-rainha futebolística em Portugal, defrontando o Estrela da Amadora no Jamor. O jogo terminou empatado (1-1) e as regras em vigor na altura ditavam uma finalíssima: aí, o Estrela foi mais forte e venceu por 2-0.
Hoje, a atravessar uma fase de retoma após um longo calvário financeiro que chegou a pôr fim ao futebol sénior do clube, o Farense encontra-se no Campeonato de Portugal, liderando a Série E com 11 vitórias, um empate e uma derrota em 13 jogos. Ao mesmo tempo, vai desenhando um percurso brilhante na Taça de Portugal: já havia eliminado Estrela de Vendas Novas (7-1), Amora (3-2 fora), o primodivisionário Estoril (1-0) e o secundário Leixões (2-1), tendo agora vencido na Praia da Vitória – onde contou com uma falange de apoio de várias dezenas de adeptos, apesar de se tratar de um jogo nos Açores a meio da semana.
A época quase perfeita dos Leões de Faro, refira-se, tem deixado entusiasmados os fervorosos adeptos, que logo após o triunfo desta quarta-feira criaram um evento nas redes sociais a convocar a presença no Estádio de S. Luís para o fim da tarde de hoje, altura em que estava marcada a chegada da equipa, que pernoitou nos Açores. Pois bem: a capital algarvia acedeu ao repto e compareceu em peso à chamada – mais de 200 pessoas quiseram saudar os heróis da Taça, que sonham agora com vôos ainda mais altos.
Veja a receção apoteótica à equipa do Farense aqui: