O cientista português Jorge Ruas é o líder de uma equipa de investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, que descobriu uma substância, denominada ácido quinurénico, que queima a gordura.
Segundo o estudo publicado esta quarta-feira na revista Cell Metabolism, a prática de exercício físico aumenta os níveis desta substância, que ajuda a perder peso ao atuar nas células onde a gordura é armazenada.
Em 2014, esta equipa já tinha decoberto que a prática de exercício físico aumentava a produção de ácido quinurénico, que, por sua vez, diminuia a ocorrência de depressões provocadas pelo stress. Desta vez, os cientistas perceberam que esta substância também atua nas células adiposas, fazendo com que haja um aumentod e energia e perda de peso.
“O ácido quinurénico força o organismo a queimar gordura adicional", convertendo a gordura branca (a armazenada) em gordura castanha (que se dissolve com o calor), explicou Jorge Ruas à agência Lusa.
O cientista português espera que esta descoberta possa ser utilizada nos tratamentos para a obesidade. Para ler o artigo publicado na Cell Metabolism, clique aqui.