Barack e Michelle Obama fazem agora parte da Smithsonian Institution. O ex-presidente e primeira-dama dos Estados Unidos compareceram nesta segunda-feira na tradicional cerimónia de apresentação dos retratos que, ao lado dos dos anteriores presidentes norte-americanos, passam a estar expostos na National Portrait Gallery da Smithsonian, em Washington.
Numa cerimónia que teve entre os convidados figuras como Steven Spielberg, Kate Capshaw, Tom Hanks e Gayle King, Obama mostrou-se impressionado com o retrato da sua mulher, pela artista afro-americana Amy Sherald. “Amy, queria agradecer-lhe por ter captado de forma tão espetacular a graça e a beleza e a inteligência e o charme e a sensualidade da mulher que eu amo.”
E dirigiu-se depois a Kehinde Wiley, artista a cargo do qual ficou o seu retrato, dizendo que partiu “em desvantagem”, com um modelo “menos interessante”. E brincou: “Tentei negociar menos cabelos brancos, mas a integridade artística do Kehinde não lhe permitiu aceder ao meu pedido. Tentei negociar umas orelhas mais pequenas, mas fui batido nisso também.”
Speaking at the Smithsonian’s National Portrait Gallery, Barack Obama says "I miss you guys." The audience indicates they miss him too. pic.twitter.com/VytBcz7Esg
— Aaron Rupar (@atrupar) February 12, 2018