A Comissão Europeia anunciou um orçamento de 12 milhões de euros para um programa que prevê a oferta de um passe Interrail, para viajar pela Europa, a cada europeu, no dia em que complete 18 anos.
A instituição estima que entre 20 mil e 30 mil jovens tenham “uma experiência de viagem que ajude a reforçar a identidade europeia, os valores europeus comuns e a promover a descoberta de locais e culturas na Europa”.
"É importante que ofereçamos a todos os nossos jovens a oportunidade de ampliar os seus horizontes e aumentar a sua experiência noutros países. A educação não é apenas aquilo que aprendemos na aula, mas o que descobrimos sobre as culturas e tradições dos nossos concidadãos europeus", disse o comissário europeu da Educação, Cultura, Juventude e Desporto, Tibor Navracsics.
A iniciativa tem como objetivo oferecer aos jovens, independentemente das suas origens sociais ou educativas, uma oportunidade de viajar para o estrangeiro.
A Comissão Europeia vai lançar uma campanha de promoção do programa, para que os primeiros jovens se candidatem e viajem já este verão.
A proposta enquadra-se na ambição da União Europeia de promover a mobilidade para fins de aprendizagem, cidadania ativa, inclusão social e solidariedade de todos os jovens.