Clássicos, estreias e uma retrospetiva na Festa do Cinema Italiano

Festa começa no Cinema São Jorge. De 4 a 12 de abril serão exibidos mais de 50 filmes. 

A Festa do Cinema Italiano não se cinge a Lisboa. Porto, Cascais, Setúbal, Almada, Coimbra, Évora, Aveiro, Viseu, Beja, Moita, Tomar, Loulé, Viana do Castelo, Caldas da Rainha e Funchal também estão incluídas na programação.

"Sicilian Ghost Story", de Fabio Grassadonia e Antonio Piazza, inspirado numa história verídica ocorrida na década de 1990 envolvendo a máfia italianadescerra a cortina a 4 de abril. Entre as antestreias confirmadas está também "Nico, 1988", de Susanna Niacharelli, filme sobre a biográfico sobre a artista alemã que deu voz aos Velvet Underground com Lou Reed, e "The Place", comédia de Paolo Genovese. 

"Ella & John – The leisure seeker", o primeiro filme de Paolo Virzì em língua inglesa, com Helen Mirren e Donald Sutherland, e a comédia musical "Ammore e malavita", dos irmãos Antonio e Marco Manetti, também serão exibidos.

O realizador Marco Tullio Giordana estará em abril em Lisboa para apresentar o mais recente filme, "Nome di donna", e a Festa do Cinema Italiano aproveitará para recuperar "A melhor juventude", longa-metragem de seis horas sobre ahistória da Itália contemporânea. O documentário "Fame", de Giacomo Abbruzzese e Angelo Milano, sobre a transformação da cidade italiana Grottaglie num centro de arte urbana, com a participação de artistas como Blu, Vhils, EricailCane e Escif, está também em destaque. 

O programa revisita ainda alguns clássicos, nomeadamente "Cinema Paraíso", de Giuseppe Tornatore, e "O carteiro de Pablo Neruda", de Massimo Troisi e Michael Radford. A secção competitiva integra cinco primeiras obras: "Guarda in alto", de Fulvio Risuleo, "La guerra dei cafoni", de Davide Barletti e Lorenzo Conteo, "Cuori Puri", de Roberto de Paolis, "Easy", de Andrea Magnani, e "Happy Winter", de Giovanni Totaro.

A obra de Marco Ferreri, realizador que faria 90 anos em 2018, é o centro da retrospetiva, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa.