Investigadores australianos dizem ter encontrado a cor mais feia do mundo. É tão feita que pode até provocar náuseas ou dores de cabeça.
A cor em causa chama-se opaque couché, também conhecida como Pantone 448 C. Como se pode ver na imagem acima, trata-se de um tom castanho escuro, acinzentado e esverdeado.
Segundo a publicação Brisbane Times, para chegar a esta conclusão, os investigadores inquiriram cerca de 1000 pessoas, que associaram a esta cor conceitos como sujidade, excrementos e até a morte.
O governo australiano chegou mesmo a contratar a empresa Gfk para criar maços de tabaco com esta cor, com o objetivo de demover os fumadores e diminuir os níveis de tabagismo.
Estudos anteriores já apontavam o castanho e tons que variam desta cor como tonalidades associadas a conceitos como preguiça e pobreza. Para além disso, é a cor que as pessoas mais associação a aspetos negativos relacionados com o corpo humano.
No entanto, nem toda a gente detesta esta cor: costuma estar muito presente em móveis, madeiras e até vestuário, por ser associada aos chamados “tons de terra”.