Facebook perde lugar no ranking das empresas mais influentes

Existe uma lista para tudo. Os mais ricos, os mais influentes, as melhores economias, as maiores dívidas, etc. Mas há também uma lista poderosa sobre as empresas mais influentes.

 Um dos responsáveis por este tipo de lista é o Reputation Institute, que elabora os rankings das 100 empresas mais respeitadas na América. Desta vez, há grandes surpresas.

A maior queda nesta tabela aconteceu com as tecnológicas. A Amazon, por exemplo, costuma estar em primeiro lugar e ocupa agora o 10.º deste ranking. Já a Google, passou para a 56.º.

A falta de confiança na tecnologia, como explica Brad Hecht, director administrativo do Reputation Institute, justifica estas perdas de reputação. A Apple e o Facebook deixaram mesmo de constar da lista com 100 posições.

No caso destas últimas empresas, são os escândalos que mais justificam que tenham perdido o respeito dos consumidores em geral. A Apple perdeu por ter estado envolvida em investigações relacionadas com evasão fiscal. O Facebook tem sido alvo de duras críticas por irregularidades no uso dos dados pessoais dos utilizadores.

Em primeiro lugar, aparece a Campbell Soup Company, empresa que vende sopas enlatadas. A liderança nesta tabela é ainda partilhada com a Nike, com a Bose e com a Barnes & Noble.