As redes sociais são um meio cada vez mais importante para as marcas chegarem aos consumidores e divulgarem os seus produtos.
Em Portugal, a estratégia parece estar a funcionar. Segundo o Observador Cetelem Consumo 2018, os portugueses são os campeões no “desporto” de acompanhar lojas online. Cerca de 77% dos Millennials portugueses (com idades entre os 18 e os 35 anos) seguem pelo menos uma loja nas redes sociais, sendo que a média europeia é de 55%.
A percentagem de Millennials franceses e alemães que cumprem esta prática é cerca de duas vezes mais baixa do que a percentagem de portugueses. Em França, 39% dos jovens adultos seguem lojas nas redes sociais e, na Alemanha, 38%.
Entre os inquiridos com mais de 35 anos, 57% dos portugueses afirmam fazê-lo, sendo este também um valor superior à média europeia (39%).
De acordo com o estudo, as principais razões apontadas pelos consumidores é a vontade de seguir a atividade das marcas e o gosto pelos conteúdos que as lojas divulgam.
Mais de metade (52%) dos inquiridos nacionais afirmam já terem, por exemplo, assistido a um vídeo de uma loja nas redes sociais, quando apenas 37% dos europeus, em média, o fizeram. Vídeos é um tipo de conteúdo apreciado por 67% dos Millennials portugueses, um valor superior à média dos seus congéneres europeus em 18 pontos percentual.
Espectadores, mas também atores
Apesar de gostarem de ver as publicações online das marcas, os Millennials europeus estão longe de serem apenas espectadores e não hesitam em mostrar-se ativos e participativos nas redes sociais. Cerca de 36% dos jovens adultos inquiridos já fizeram perguntas online a um comerciante e 29% já participaram em pelo menos um fórum de discussão.
Os jovens adultos portugueses são, neste contexto, os segundos maiores adeptos destas práticas com 28%, sendo ultrapassados apenas pelos italianos (47%).
Já os consumidores europeus com mais de 35 anos demonstram ser um pouco mais conservadores na escolha das plataformas digitais para entrarem em contacto com marcas. Apenas 25% dos europeus em média e 35% dos portugueses fizeram, por exemplo, uma pergunta via redes sociais. Já a participação num debate sobre uma determinada marca nas redes é assumida por apenas 22% dos europeus e portugueses nesta faixa etária.
A compra de um produto ou serviço encontra-se em último lugar na lista de razões para a interação com as lojas e marcas através das redes sociais. Ainda assim, 38% dos Millennials europeus afirmam já ter feito uma aquisição, face a 31% dos jovens portugueses. Apenas 19% dos europeus e 22% dos portugueses que têm mais de 35 anos dizem já ter realizado uma compra via redes sociais.
Fim das lojas físicas?
Com o crescimento do comércio online, há estudos que apontam para o fim das lojas físicas como escolha dos consumidores da também conhecida como Geração Y. Contudo, com o Observador Cetelem de 2018 surgiu uma luz ao fundo do túnel. O estudo revela que a rutura está, afinal, longe de acontecer e que os jovens adultos continuam a preferir ir às lojas, apesar de toda a oferta que há online.
Os dados divulgados pelo Cetelem demonstram que “57% dos Millennials europeus e 58% dos portugueses surpreendem quando afirmam que gostam e lhes dá prazer fazer compras, além de continuarem a preferir as lojas físicas ao comércio online”.
As razões que fazem das lojas atraentes aos olhos dos jovens desta geração poderiam ser resumidas pelo conceito de “experiência de produto”. Para 60% dos jovens europeus inquiridos no estudo é essencial ver e tocar no produto.
Mais de metade (54%) apreciam o facto da compra ser imediata, permitindo levar logo o que se escolheu para casa e 40% gostam de poder beneficiar de uma demonstração que irá reforçar a sua escolha.