O comediante Bill Cosby e o realizador Roman Polanski foram hoje expulsos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável pela atribuição dos Óscares, avança a imprensa internacional.
A Academia de Hollywood tomou esta decisão após uma votação interna entre vários membros-
Na semana passada, Bill Cosby foi considerado culpado pela violação de uma mulher e Roman Polanski está acusado de violar três mulheres.
Recorde-se que, em outubro do ano passado, a Academia de Hollywood expulsou Harvey Weinstein da instituição, depois de este ter sido acusado por dezenas de mulheres de assédio sexual.
"O Conselho continua a encorajar padrões éticos que exigem que os membros defendam os valores da Academia de respeito pela dignidade humana", pode ler-se no comunicado da Academia divulgado esta quinta-feira.
De acordo com o novo código de conduta da Academia, esta instituição não é lugar para "pessoas que abusam dos seus estatutos, poder ou influência de uma forma que viola os padrões da decência", tendo a direção passado a poder suspensar ou mesmo expulsar quem violar as regras de conduta.