Vários deputados iranianos protestaram esta manhã no parlamento, depois de Donald Trump ter decidido retirar os EUA do acordo nuclear.
Um vídeo colocado a circular na Internet mostra os deputados a queimar uma bandeira dos EUA e a gritar “Morte à América”.
Esta reação surge depois de Donald Trump ter decidido retirar os EUA do acordo nuclear estabelecido com o Irão, durante administração de Barack Obama.
Este acordo foi assinado também pela Alemanha, China, Reino Unido, Rússia, França e Irão e visava o levantamento progessivo das sanções ao Irão, com a contrapartida de Teerão não fabricar mais armas nucleares.
Apesar de tudo, vários países da Europa revelaram que querem continuar a apoiar o acordo, mesmo sem a ajuda dos EUA. No entanto, não é certo que o Irão esteja disposto a este novo modelo de negociações.
Ontem, Donald Trump afirmou, durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, que o acordo é “horrível” e que “nunca deveria ter acontecido”, acrescentando que os EUA irão aplicar “as sanções mais duras de sempre”.