Eurovisão. Saiba quais são os países finalistas

A segunda semifinal do Festival da Eurovisão, que contou com a presença de 18 países, já acabou e já são conhecidos os dez finalistas. Os finalistas apurados esta quinta-feira juntam-se aos outros dez finalistas da primeira semifinal que decorreu na terça-feira. 

Já são conhecidos os dez finalistas do Festival da Eurovisão, são eles a Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda. Estes países juntam-se assim aos outros dez finalistas apurados na passada terça-feira – Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda.

No entanto, além destes 20 países finalistas, também o Reino Unido e Espanha vão fazer parte das atuações de sábado, por fazerem parte do chamado grupo ‘Big5’, que é ainda composto por França, Alemanha e Itália. Portugal, como foi o grande vencedor do ano passado, está também automaticamente incluido. 

A final do Festival da Eurovisão realiza-se no sábado, dia 12 de maio, na Altice Arena. 

Veja aqui minuto a minuto as atuações desta quinta-feira:

E a 18.ª e última atuação da noite foi da Ucrânia. O palco esteve bem animado e iluminado e a canção foi acompanhada ao piano. O artista chama-se Mélovin e participou com a canção "Under the Ladder". 

 

Lea Sirk, da Eslovénia não se ficou apenas pela parte musical. A eslovena aproveitou e dançou em palco para animar o festival. Concorda?
O país participou na Eurovisão com a canção "Hvala, ne!".

 

Vanja Radovanović, de Montenegro, cantou o tema "Inje", que significa névoa. Gostou? 

 

Justin Timberlake? Ah…não! É só Benjamim Ingrosso, o artista da Suécia. O que achou da performance do tema sueco "Dance You Off"?

 

A Letónia foi a 14.ª atuação desta noite e a artista tem ascendência portuguesa, apesar de a canção ser cantada em inglês. Chama-se Laura Rizzotto e (en) cantou a Eurovisão com o tema "Funny Girl".

 

A Hungria aqueceu o palco com a música chamada "Viszlát nyár", dos AWS.

 

O que acharam da participação de Malta, malta? 😉
A música que subiu ao palco com este país tem o nome de "Taboo" e a artista que a canta chama-se Christabelle Borg. 

 

A Polónia apresentou uma música que quer, tal como o próprio nome indica, inspirar. A canção chama-se "Light Me Up" e conta com a participação dos Gromee & Lukas Meijer.

 

A décima atuação da noite foi da Geórgia, com um tema mais calmo do que os outros países. O grupo, constítuido por três cantores e um baixista, chama-se Iriao e cantou a música "For You (Sheni Gulistivis)". 

 

Não são europeus, mas também estão em concuros. O que achou da atuação da australiana Jessica Mauboy? O tema que a Austrália trouxe a Portugal para participar na Eurovisão tem o nome de "We Got Love". 

 

A Holanda arriscou e…ainda não se sabe se passou, mas a música do grupo Waylon traz algum 'Rock & Roll' à mistura, com a canção "Outlaw In 'Em". Gostou?

 

A estreia da Moldávia no Festival da Eurovisão aconteceu em 2005 e conta hoje com a presença dos artistas DoReDoS. O grupo anima o palco deste evento com uma performance arrojada. A música deste país é cantada em inglês e chama-se "My Lucky Day"!

 

A canção da Rússia destacou-se pela presença de um bailarino em palco, com muita emoção à mistura. A artista Julia Samoylova cantou a canção "I Won't Break", mais um tema em inglês. 

 

E da atuação da Dinamarca? Gostou? A performance foi de Rasmussen e levou ao palco a canção "Higher Ground"

 

A quarta atuação da noite foi de São Marino e trouxe um ritmo bem mexido aos palcos da Eurovisão. As artistas Jessika & Jenifer Brening fizeram um pequeno rap para animar o festival, com a música "Who We Are".

Agora foi a vez da Sérvia. A música com que Sanja Ilić & Balkanika subiram ao palco chama-se "Nova deca (Нова деца)". 

 

E a Roménia? O que achou da atuação de The Humans com a canção "Goodbye"??

A primeira atuação desta noite foi da Noruega, que conta com a voz de Alexander Rybak. O norueguês entra em palco com a música chamada "That's How You Write a Song". Não perca!