Chuva e oscilações de temperatura vão marcar a semana

Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê aguaceiros e céu muito nublado nos próximos dias

A semana que hoje se inicia vai ficar marcada por períodos de chuva, neblinas matinais e oscilações nas temperaturas. A garantia foi dada pelo meteorologista Bruno Café, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à Agência Lusa. "Uma depressão está a estabelecer-se a oeste de Portugal continental, que ficará estacionária pelo menos até quarta-feira e na quinta evolui para a Península Ibérica. Nesse dia pode haver alguma precipitação forte, mas ainda é certo para afirmar pois há ainda alguma incerteza", disse o especialista.

Esta segunda-feira, prevêem-se "aguaceiros nas regiões do interior, que serão de um modo geral fracos e dispersos, e uma pequena descida da temperatura na região Centro". "As máximas hoje vão estar entre os 20 e os 25 graus na maioria dos locais, sendo mais baixas no interior Norte e Centro", revelou Bruno Café.

Já nesta terça-feira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas e possibilidade de aguaceiros fracos no litoral oeste a Sul do Cabo Mondego a partir da manhã: "É uma probabilidade baixa, mas podem ocorrer aguaceiros. Terça-feira será também um dia com neblinas ou nevoeiros matinais e em termos de temperaturas vamos ter uma descida da mínima no litoral Norte e Centro e uma subida da máxima. Na terça-feira as máximas vão variar entre os 22 e os 27 graus, sendo mais baixas no Algarve e no litoral norte", indicou.