A Estrada Nacional (EN) 125, no Algarve, é a via mais perigosa do país, revelou a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
O relatório anual desta entidade, citado pela agência Lusa, mostra que, em 2017, foram identificados 50 pontos negros nas estradas portuguesas – mais 14 do que no ano anterior.
Só na EN 125, que liga Vila do Bispo a Vila Real de Santo António, foram detetados cinco pontos negros, fazendo desta estrada a mais perigosa do país.
Segundo o relatório, divulgado esta segunda-feira, é considerado um ponto negro quando, num troço com um máximo de 200 metros, forem registados pelo menos cinco acidentes com vítimas num período de um ano.
A EN 12 – conhecida como estrada da circunvalação no Porto – e a A2 – Autoestrada do Sul – ocupam o segundo lugar da lista, com quatro pontos negros cada.
Já a EN 10 (que liga Vila Franca de Xira e Setúbal pela margem sul do Tejo), a A20 (Circular Regional Interior do Porto), a A3 (Autoestrada que liga o Minho a Valença), o IC17 (entre Sacavém e Algés) e IC19 (que liga Sintra a Lisboa) ocupam o terceiro lugar da lista, com três pontos negros em cada uma destas vias.
O quarto lugar – com dois pontos negros cada – foi para a EN103 (que liga Bragança a Viana do Castelo), o IC2 (entre Porto e Lisboa) e o IP7 (entre Loures e Elvas).
O documento da ASNR refere que, no ano passado, foram registados 34.416 acidentes com vítimas – um aumento de 6,6% face a 2016. Estes acidentes provocaram 510 mortos (um aumento de 14,6%).