Desde esta quinta-feira que Benazir Bhutto, ex-líder do Executivo do Paquistão, deixou de ser a única mulher a ter um filho enquanto chefiava um governo. Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, com 37 anos, deu à luz uma menina.
A bebé nasceu às 16h45, hora local, com 3,31 quilos. “Estou certa que vamos viver todas as emoções que vivem os novos pais, e ao mesmo tempo estamos muito gratos por todo o carinho e votos de felicidade enviados por tantas pessoas”, escreveu a primeira-ministra numa publicação na sua conta de instagram.
Também a sua antecessora no cargo, Helen Clark utilizou as redes sociais para deixar uma mensagem de felicidade aos recém-papás. "Que dia de orgulho para Jacinda e Clarke e para todos nós. Nova vida, nova esperança", disse Helen.
Congratulations to @jacindaardern & @NZClarke on the birth of their daughter 👶🏻today. What a proud day for Jacinda & Clarke & for us all. New life, new hope. Parenting arrangements are #genderequality in action. This is 21st C NZ. #ProudKiwi 🇳🇿 https://t.co/w52w8CJLSJ
— Helen Clark (@HelenClarkNZ) 21 de junho de 2018
No período de licença materna, que tem a duração de seis semanas, o governo será liderado pelo vice-primeiro-ministro Winston Peters. No entanto Jacinda Ardern já disse que não quer ficar totalmente desligada e, por isso, vai continuar a receber toda a documentação referente ao governo.
A notícia da gravidez de Jacinda Ardern provocou alguma polémica na Nova Zelândia, algo que a primeira-ministra sempre tratou com naturalidade. “Não sou a primeira mulher a desempenhar várias tarefas ao mesmo tempo. Não sou a primeira mulher a trabalhar e a ter um bebé”, disse em entrevista à Radio New Zeland no início do ano.
Para além de ser a segunda mulher no mundo a ter um filho enquanto lidera um governo, Jacinda Ardern é também a mais nova chefe de governo na Nova Zelândia desde 1856.