Joe Jackson estava internado devido a um cancro terminal, após ter sofrido vários ataques cardíacos nos últimos anos. O TMZ avança agora a notícia da morte.
Jackson tinha 89 anos. Era pai de dez filhos, nove deles ligados à música: Rebbie, Jackie, Tito, Jermaine, La Toya, Marlon, Michael, Randy, e Jane – o décimo Brandon, morreu pouco depois de nascer, fruto da sua relação com Katherine, com quem foi casado durante mais de 60 anos. Tinha também uma filha agora com 43 anos, fruto de uma relação extraconjugal de 25 anos.
Nos anos 50, Joe e o irmão Luther fizeram uma banda, os Falcons, mas foi nos anos 60 quando reuniu cinco filhos nos Jackson 5 que o apelido ganhou fama. Joe Jackson controlava todos os destinos da carreira do grupo, o que levaria, mais tarde, Michael Jackson a queixar-se das práticas ditatoriais do pai.
Em 1979, despediu o pai Joe Jackson de manager, quatro anos antes de os irmãos seguirem o exemplo. "Ainda bem que era duro, porque vejam o resultado", responderia em 2013 à CNN.
"Apareci com um grupo de miúdos que toda a gente no mundo adorou. E tratei toda a gente bem", defendeu.