Dez dias depois de terem desaparecido numa gruta na Tailândia, 12 jovens de uma equipa de futebol juvenil tailandesa e o seu treinador foram encontrados com vida, esta segunda-feira. A confirmação foi dada pelo governador regional tailandês à BBC.
Várias equipas de emergência tailandesas, com apoio internacional, tiveram dificuldades nas operações de resgate devido às chuvas intensas. No entanto, este domingo, os mergulhadores fizeram vários progressos com a drenagem da água da gruta, o que fez com que conseguissem encontrar a equipa.
Segundo o governador regional Narongsak Osottanakorn, o desafio neste momento é extrair todos os indivíduos da gruta, de forma segura. As equipas de salvamento dizem que as chuvas e a lama podem dificultar o processo.
A equipa de juvenis tinha desaparecido no dia 22 de junho, nas de Tham Luang. Os jovens têm entre os 11 e os 16 e estariam a visitar o local, juntamente com o treinador (25 anos), quando foram surpreendidos pela subida dos níveis da água, devido às chuvas características da época das monções (junho a outubro). A entrada da gruta terá ficado inacessível, devido a uma inundação.
As buscas foram iniciadas no mesmo dia, durante a noite, depois de uma das mães ter dado o seu filho como desaparecido.
Os 23 indivíduos ficaram presos durante 10 dias, sem qualquer contacto com o exterior. Todos eles foram descobertos pela equipa naval especial da Tailândia.