A Global Notícias, empresa que detém publicações como o “Diário de Notícias”, o “Jornal de Notícias” e a “TSF”, despediu na última semana mais de duas dezenas de funcionários das áreas financeira, recursos humanos e planeamento e controlo de gestão. Ao que o i apurou, estas áreas passarão a ser asseguradas por uma empresa externa.
Num comunicado enviado hoje pela comissão executiva aos funcionários do grupo é salientado que a “economia digital está a desencadear impactos profundos em todo o tecido económico e social atingindo de modo especial todo o mercado da comunicação social e ainda mais significativamente as empresas que têm na imprensa escrita o seu maior foco empresarial”. Por tudo isto, defende o comunicado, torna-se “vital um forte investimento em novos modelos de negócio”.
A comissão executiva lembra ainda que o novo paradigma do digital impõe alterações “radicais” na organização do negócio, “sendo imperativo o enfoque na permanente reinvenção das marcas”.
Referindo que os “esforços da Gestão e Alta Direção têm de estar focadas no negócio, nas áreas geradoras de receitas” e numa “cultura de enorme rigor”, a comissão executiva do Global Media Group esclarece que se viu obrigada a tomar decisões estratégicas “com profundo impacto na organização que, podendo não ser consensuais, têm o mérito de estruturar a reação do grupo para os difíceis desafios do mercado dos media”.
Sem nunca referir o número de pesoas que foram despedidas na última sexta-feira – perto de 25, ao que o i apurou –, o grupo comunicou ainda que optou pela contratação de uma empresa externa (a Epimetheus) para as áreas financeira, do planeamento e controlo de gestão e dos recursos humanos. Solução que diz permitir reduzir custos e aumentar a capacidade de resposta.
Contactada hoje pelo i, fonte oficial não quis fazer qualquer comentário a estas alerações.