Aberto concurso para atribuição de bolsas de pós-doutoramento em Portugal

Programa é promovido pela Fundação ‘La Caixa’

Esta quinta-feira, abriu pela primeira vez em Portugal um concurso destinado à atribuição de bolsas de pós-doutoramento, no âmbito do programa Junior Leader ‘La Caixa’, da Fundação ‘La Caixa’.

Em comunicado, a fundação explica que o programa tem como objetivo contratar “investigadores de excelência, de qualquer nacionalidade, que desejem continuar a sua carreira de investigação em território espanhol ou português”. O programa visa ainda “fomentar a investigação inovadora e de alta qualidade e apoiar os melhores talentos científicos, oferecendo-lhes um ambiente atraente e competitivo no qual poderão realizar uma investigação de excelência. Pretende ainda consolidar as competências de investigação e fomentar a carreira científica independente como opção de futuro profissional”.

O mesmo documento refere ainda que o programa está dividido em duas modalidades: o Junior Leader ‘La Caixa’ – Incoming onde serão atribuídas 22 bolsas a investigadores de todas as nacionalidades que, nos últimos três anos, tenham vivido em Portugal ou Espanha menos de 12 meses, “aos quais se oferece um contrato laboral de 3 anos para a realização de um projeto de investigação”; e o Junior Leader ‘La Caixa’ – Retaining que irá atribuir 11 bolsas a “investigadores de todas as nacionalidades, que nos últimos três anos tenham residido em Portugal ou Espanha mais de 12 meses, para realizar a sua atividade de investigação em qualquer universidade ou centro de investigação de Portugal ou Espanha”, dispondo de um contrato de três anos segundo a “legislação laboral em vigor em Espanha, de acordo com as disposições em matéria de saúde e segurança laboral e de segurança social, com acesso aos recursos, equipas e instalações apropriados”.

As candidaturas estão abertas entre 12 de julho e 26 de setembro “e os candidatos deverão ter obtido o título de doutor num prazo de dois a sete anos antes da data de encerramento da convocatória”. Cada bolsa pode chegar aos 305.100 euros e tem uma duração máxima de três anos.

Pode saber mais aqui