Festivais de verão são sinónimo de música, calor (bem, este ano nem por isso…) e muita diversão. Mas podem também ser uma altura para alertar os mais distraídos e chamar a atenção dos festivaleiros para questões importantes.
Foi exatamente isso que a EDP decidiu fazer. Há nove anos presente no NOS Alive, a elétrica portuguesa marcou presença no festival e desta vez teve uma ação de sensibilização que marcou a diferença: o objetivo era reflorestar as regiões afetadas pelos incêndios de 2017.
Quem explica a iniciativa é Ana Sofia Vinhas, diretora de marca, patrocínios e eventos da EDP: “uma brigada EDP percorreu o recinto do festival à procura de pessoas que queriam juntar-se a esta causa e adotar uma árvore”, no âmbito de uma ação voluntária de reflorestação promovida pela empresa em parceria com a Associação Semente e a Médicos do Mundo.
A equipa que esteve percorrer o NOS Alive estava vestida a rigor, com um estilo irreverente, para não passar despercebida junto dos festivaleiros. A empresa tinha como objetivo chegar às 300 árvores adotadas ao longo dos três dias de festival, mas como a meta foi alcançada logo no primeiro dia, a elétrica portuguesa comprometeu-se a duplicar o número total de ‘adoções’ conseguidas durante esta iniciativa.
Esta ação vem no seguimento da resposta que a EDP tem dado nas regiões afetadas pelos incêndios do último ano, nomeadamente através de ações de voluntariado de reflorestação, através das quais já foram plantadas cerca de 4.000 árvores.
A diretora da marca, patrocínio e eventos da EDP afirma que “a ideia surgiu da necessidade de alertar as consciências” porque “faz parte do nosso ADN preocuparmo-nos com a questão da sustentabilidade”.
No NOS Alive, no topo do stand da EDP, foram também colocados 12 painéis solares que forneceram energia a algumas das iniciativas da marca no festival.
Carmen Guilherme e Edilson Coutinho*
Editado por Joana Marques Alves