Os pais da criança belga de seis anos que morreu na passada segunda-feira depois de ter ficado presa num filtro de uma piscina, em Azeitão, garantem que esta estava acompanhada e que o incidente podia ter sido “evitado”, caso o filtro da piscina estivesse tapado com “uma simples tampa”, segundo um comunicado enviado à imprensa.
"O filtro devia estar tapado! A aspiração era tão forte que ele nunca teve qualquer hipótese… é inacreditável que isto pudesse acontecer quando uma simples tampa o podia ter evitado", pode ler-se no mesmo comunicado.
De acordo com os pais, a potência do filtro era muito forte e os três adultos não foram suficientes para ajudar Vic: "Saltámos todos imediatamente para a piscina para o ajudar, mas era impossível soltá-lo".
A família afirma que quer "garantir que será levada a cabo uma investigação rigorosa deste caso e que serão tomadas medidas para impedir que esta tragédia aconteça com outra família".
Entretanto, já foi aberto um inquérito por parte da Procuradoria-Geral da República, que decorre no Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa.