Há uma fotografia que está a comover a Índia: um menino despede-se o pai que morreu durante um acidente de trabalho nos esgotos de Nova Deli.
A imagem que foi captada e publicada no Twitter pelo jornalista do The Hindustan Times, Shiv Sunny, está a correr mundo reunindo perto de 30 mil gostos.
“O homem era outro pobre trabalhador que morreu nos esgotos de Deli, na sexta-feira”, explica o jornalista acrescentando que “a família não tinha dinheiro para o cremar”. Anil, de 37 anos, morreu de asfixia depois da corda que usava para descer aos esgotos – onde trabalhava – se partiu.
Todos os anos morrem na Índia pelo menos 100 trabalhadores dos esgotos, segundo as estimativas. A falta de equipamento de segurança é a principal razão avançada pelos sindicatos.
O jornalista que captou o momento, mostrou-se abalado com o gesto da criança. “Sou um jornalista de crime e já vi muitas tragédias. Mas isto foi algo que nunca vi”, disse Sunny à emissora britânica.
The boy walked up to his father's body at a crematorium, moved the sheet from the face, held the cheeks with both hands, just said 'papa' & began sobbing.
The man was yet another poor labourer who died in a Delhi sewer on Friday. Family did not have money even for cremating him. pic.twitter.com/4nOWD9Aial
— Shiv Sunny (@shivsunny) 17 de setembro de 2018
A mulher e os três filhos – um quarto filho do casal, de quatro meses, tinha morrido de pneumonia na semana anterior porque a família não tinha dinheiro para pagar a medicação – não conseguiam pagar a cremação de Anil, mas os vizinhos ajudaram a pagar.
Esta situação – motivada pela imagem do jornalista – levou a Uday a criar uma angariação de fundos para ajudar a família. Num só dia foram a organização não-governamental recolheu mais de três milhões de rupias – cerca de 36 mil euros. Entretanto o valor já angariado já ultrapassou os cinco milhões de rupias.
O que mais surpreendeu o jornalista não foram as pessoas ligadas a Bollywood que o contactaram para ajudar a família mas as mais pobres que quiseram ajudar mesmo com apenas 10 rupias – que equivale a cerca de 12 cêntimos. “Com as pessoas a ajudar, pode ser que eles agora tenham um futuro”, comentou o jornalista demonstrando esperança que os filhos de Anil possam utilizar o dinheiro angariado para ir à escola.