Gostava de poder passar por cima do trânsito todas as manhãs? A pré-venda do primeiro carro voador do mundo vai arrancar em outubro, enquanto a chegada ao mercado está prevista para o próximo ano.
Produzido pela empresa Terrafugia – que foi comprada pelo grupo chinês Geely –, o veículo terá capacidade para duas pessoas e vai precisar de uma pista para descolar e aterrar, como um avião. A principal diferença é que, em apenas um minuto, o aparelho transforma-se num automóvel terrestre.
O carro será disponibilizado apenas no mercado norte-americano – numa fase inicial – mas ainda não há informações sobre o custo de produção ou preço de venda do veículo.
Segundo o responsável da Geely, citado pela agência noticiosa chinesa Xinhua, o objetivo é levar as empresas, governos e firmas de transporte a utilizar o novo carro voador em detrimento dos aviões.
O próximo projeto da empresa – TF-2 – vai ser também apresentado em outubro e irá permitir a descolagem e aterragem vertical, o que retira a necessidade de uma pista.
A empresa Terrafugia foi criada em 2006 por cinco alunos do MIT – Instituto Técnológico de Massachusetts.