Quando um grupo de astrónomos faziam observações para redefinir os limites do sistema solar, um novo planeta anão surgiu no campo de visão dos investigadores. The Goblin é um planeta anão que surgiu quando os astrónomos procuravam o Planeta Nove, um corpo celeste que estará escondido depois de Plutão.
Ao contrário deste novo planeta anão, os astrónomos ainda não conseguiram ver diretamente o Planeta Nove, e acreditam que o corpo celeste está sob a influência gravitacional de um outro objeto também desconhecido para os investigadores.
Este novo planeta anão tem um diâmetro estimado de 300 quilómetros, tem uma superfície gelada e encontra-se numa órbita bastante longa – para dar uma volta ao sol são precisos 40 mil anos.
New extremely distant Solar System object found during hunt for #PlanetX by @CarnegiePlanets' Scott Sheppard, @NAU's Chad Trujillo, and @UHIfA's Dave Tholen. https://t.co/CtOBfFWlFQ pic.twitter.com/Q7NHKNKpWt
— Carnegie Science (@carnegiescience) 2 de outubro de 2018
Depois da descoberta do Sedna e do denominado 2012 VP113, o The Goblin é o mais pequeno planeta encontrado fora do sistema solar. "Só agora estamos a descobrir como pode ser o exterior do sistema solar e o que poderá lá estar", diz Scott Sheppard, do Instituto Carnegie para a Ciência, em Washington, ao Guardian. "Acreditamos que existem milhares de planetas anões longe do sistema solar. Estamos apenas a levantar a ponta do iceberg", reforçou.
A zona onde foram encontrados estes três corpos celestes era identificada como uma zona fira, escura e vazia. No entanto as descobertas recentes apontam para a existência de vários objetos cósmicos.
Newfound Dwarf Planet 'The Goblin' May Lead to Mysterious Planet Nine https://t.co/3glMDWSpul via @SPACEdotcom
— Carnegie Science (@carnegiescience) 2 de outubro de 2018