O cirurgião Denis Mukwege e a ativista religiosa Nadia Murad foram galardoados com o prémio Nobel da Paz “pelos seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como arma de conflitos armados”.
O anúncio foi feito esta sexta-feira pelas 10h00, naquele que é o quarto anúncio de vencedores deste ano. Segunda-feira será anunciado o Nobel da Economia.
BREAKING NEWS:
The Norwegian Nobel Committee has decided to award the Nobel Peace Prize for 2018 to Denis Mukwege and Nadia Murad for their efforts to end the use of sexual violence as a weapon of war and armed conflict. #NobelPrize #NobelPeacePrize pic.twitter.com/LaICSbQXWM— The Nobel Prize (@NobelPrize) 5 de outubro de 2018
Na lista de candidatos para o prémio Nobel da Paz estavam 331 propostas, sendo 216 pessoas individuais e 115 organizações. Entre os nomes estava Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Kim Jong-Un, líder da Coreia do Norte, pelo trabalho de pacificação na península coreana. Também Angela Merkel integrava a lista pelas decisões tomadas no sentido de acolher refugiados na Alemanha.
Em 2017 o Nobel da Paz foi atribuído à Campanha Internacional para a Abolição das Armas Nucleares. Recorde a lista dos vencedores do Nobel da Paz.