Clarke Carlisle, aquele que era considerado "o futebolista mais inteligente de Inglaterra", deu uma entrevista onde falou sobre a sua luta contra a depressão. O jogador confessou que, há quatro anos, tentou suicidar-se.
"Atirei-me contra um camião de 10 toneladas a 96 km/h e nem parti um osso. Só posso pensar que tinha alguém a proteger-me, foi um milagre ter sobrevivido", contou Carlisle, de 39 anos, à CNN.
O jogador, que vestiu a camisola de clubes como o Leeds, Watford e Blackpool, deu esta entrevista no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, com o objetivo de chamar atenção para estes problemas. "Quando estás lesionado e não podes jogar, isso gera uma sensação de inutilidade (…) Há muitas coisas que podem contribuir para a espiral descendente de um jogador de futebol e é preciso mitigar esse impacto", revelou.
No ano passado, Carlisle desapareceu e foi encontrado a vaguear por Liverpool: "Tinha a intenção de acabar com a minha vida e andava pelas ruas a pensar qual seria o melhor sítio para morrer. Pensar na melhor forma de me suicidar foi o que permitiu retardar a decisão e que uns transeuntes interviessem".
O atleta ainda não conseguiu vencer esta batalha, continuando a lutar contra a depressão. Para ajudar pessoas que estejam a passar pelo mesmo, criou a Clarke Carlisle Foundation.
"I put myself in front of a 10 ton lorry, at 60 miles an hour, and didn't break a single bone"
Ex-footballer Clarke Carlisle has tried to end his life several times. He thinks his sport can spark a "mental health revolution."https://t.co/BNcQNYGOIH pic.twitter.com/k5FE2snlBt
— CNN Sport (@cnnsport) 14 de outubro de 2018