Uma discussão gravada num comboio, em Espanha, está a tornar-se viral nas redes sociais. Em causa está a forma como um passageiro negro foi abordado pelos seguranças.
O incidente ocorreu na estação de Atocha e tudo começou quando um cliente reclamou com um dos seguranças pelo comportamento de outro passageiro, que estava a impedir a entrada e saída do comboio por causa da sua bicicleta.
Um segurança terá então entrado no comboio para exigir que o passageiro permitisse o movimento das outras pessoas – indicações que terão sido ignoradas e que levou o segurança a pedir a ajuda dos colegas. Começa então a discussão que acabou por ser gravada e partilhada na Internet, com os seguranças a pedir ao passageiro que mostre o bilhete.
Quando o homem se recusou a sair do comboio e ofereceu resistência, começaram as agressões. Já na plataforma, o passageiro acabou por ser imobilizado e foi chamada a Polícia Nacional.
Segundo o El Periódico, a Renfe – entidade ferroviária espanhola – decidiu avançar com um processo à empresa Segurisa, entidade responsável pela segurança na estação onde decorreu o incidente, no passado dia 11 de outubro. Contudo, descarta a possibilidade de se ter tratado de uma agressão racista.
A Renfe alega que o inquérito foi aberto por conduta grave devido à atitude dos seguranças envolvidos, sendo que a discussão foi “inadmissível”.
Um dos guardas apresentou uma queixa, devido a ferimentos.