Dezanove horas depois do início da reunião, os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo sobre o que vai avançar na reforma da Zona Euro.
O anúncio foi feito pelo presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, esta terça-feira.
"Devo dizer que conseguimos. Depois de vários meses de intensas negociações e de uma reunião difícil, chegámos a um acordo sobre um plano para fortalecer o euro. Um plano que tem o aval de todos nós", anunciou Mário Centeno, em conferência de imprensa.
Além do plano sobre a reforma da zona euro, também a avaliação do orçamento italiano esteve em discussão. Através do Twitter, Centeno revelou que o Eurogrupo “apoiou” a decisão da Comissão Europeia e"recomendou que Itália tomasse medidas em conformidade com as nossas regras orçamentais".
Também o ministro das Finaças alemão, Olaf Scholz, utilizou o Twitter para afirmar que o resultado foi “bom” e que estes são “passos decisivos”.
Mário Centeno assinala esta terça-feira um ano da sua eleição como presidente do Eurogrupo. Depois da conclusão do terceiro programa de assistência à Grécia, Centeno vê agora a sua principal prioridade conseguida.
At the end of a near 19h long meeting, the #Eurogroup reached a breakthrough on the backstop to bank resolution, @ESM_Press role and precautionary tools and EZ budget #deepeningEMU pic.twitter.com/G25hwYuaxP
— Mário Centeno (@mariofcenteno) December 4, 2018
Was lange währt, wird endlich gut. Nach knapp 16 Stunden Verhandlungen in der Eurogruppe haben wir ein Ergebnis – ein gutes. Die Euroreform kommt entscheidende Schritte voran. Dank allen, die mitgeholfen haben.
— Olaf Scholz (@OlafScholz) December 4, 2018