Se costuma aproveitar os feriados e as pontes, preparámos este artigo para si já a pensar nos dias de descanso.
janeiro
Logo depois da passagem de ano há uma ponte: dia 1 de janeiro, feriado, é terça-feira. Portanto, se tirar o dia 31 de dezembro de férias, significa que pode ficar quatros dias sem trabalhar – sábado, domingo, segunda e terça-feira.
fevereiro e março
fevereiro terá apenas 28 dias e em nenhum deles terá a mesma sorte do início de janeiro, isto porque o carnaval se vai festejar em março, no dia 5, e terminam por aí as oportunidades de descanso.
abril
Ao contrário de fevereiro e março, abril tem dois feriados e, num deles, é possível fazer ponte. Começamos com a ‘Sexta-feira Santa’ – dia 19 – e o '25 de Abril', que se celebra a uma quinta-feira, podendo fazer ponte na sexta e aproveitar mais um fim de semana prolongado.
maio
Chegamos a maio e começamos o mês com o ‘Dia do Trabalhador’, este feriado é numa quarta-feira, ainda que não permita longos descansos, pode fazer uma pausa a meio da semana.
junho
O melhor chega em junho. No dia 10 – ‘Dia de Portugal’- pode estar a desfrutar de um fim de semana prolongado, uma vez que é segunda-feira e, se trabalha na capital, tudo melhora em junho, uma vez que pode celebrar o ‘Dia de Santo António’ – dia 13 – a uma quinta-feira e com oportunidade de fazer ponte.
Logo na semana seguinte, no dia 20, celebra-se o feriado do ‘Corpo de Deus’ na quinta-feira e para quem trabalha no Porto celebra-se o S. João, no dia 24, que é uma segunda-feira.
julho e agosto
junho foi um mês recheado de folgas, por isso, em julho não há qualquer feriado e em agosto há apenas o ‘Dia da Assunção de Nossa Senhora’, no dia 15. A parte positiva é que se celebra a uma quinta-feira.
setembro e outubro
Em setembro voltamos a não ter feriados e em outubro o único feriado assinala-se a um sábado – ‘a ‘Implantação da República’, no dia 5.
novembro
Estamos quase no fim de 2019 e, apesar de novembro não ser um mês cheio de feriados, começa com o ‘Dia de Todos os Santos’ e tem a oportunidade de aproveitar um fim de semana prolongado, já que dia 1 de novembro é a uma sexta-feira.
dezembro
dezembro tem três feriados. O ‘Dia da Restauração da Independência’, dia 1, o ‘Dia da Imaculada Conceição’, dia 8, celebram-se num domingo, então não fará muita diferença. Contudo, o ’Dia de Natal’ este ano é a uma quarta-feira e permite-lhe parar a meio da semana.
Assim, no total, vai ter três fins de semana prolongados e poderá fazer cinco pontes.