A força dos coletes amarelos – movimento francês que levou milhares de pessoas às ruas para protestarem contra as políticas de Macron – está a chegar a Portugal. Nas redes sociais, estão marcadas várias manifestações, de norte a sul do país, para o dia 21 de dezembro.
‘Vamos parar Portugal como forma de protesto’ arranca na próxima sexta-feira às 07h00. Perante este cenário, a Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu um comunicado em que revela que irá adotar um dispositivo de segurança adequado às ações possam decorrer.
{relacionados}
A PSP afirma que será permitido o “direito de manifestação (…) exercido de forma livre e segura” e que, para tal aconteça sem percalços, os polícias que estavam de folga tiveram de suspender os dias.
A polícia diz ainda que quem quiser realizar “reuniões, comícios, manifestações ou desfiles em lugares públicos ou abertos ao público” deve “comunicar essa intenção, por escrito e com a antecedência mínima de dois dias úteis, ao presidente da câmara municipal do município onde as ações venham a ter lugar”.
A PSP apela a todos os cidadãos que queiram manifestar-se que o façam de forma pacífica e dentro dos limites da lei.