No Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, esta segunda-feira, Sofia Ribeiro utilizou as redes sociais para assinalar a data e para falar no “estigma” que considera que ainda existe relativamente à doença.
“Ainda há um estigma em relação ao cancro – inclusive em relação à palavra em si. Muitas pessoas a chamam de 'doença prolongada', mas a verdade é que esses eufemismos demonstram que ainda há MUITO preconceito em relação a estar com cancro.”, começou por escrever no Instagram.
Cancro! É só uma palavra, é só uma doença. E quanto mais nós falarmos sobre isso, mais bem informadas as pessoas serão – tanto sobre como prevenir, quanto sobre como funcionam os tratamentos. Por isso, está na hora de avançar a maneira como olhamos para o cancro. É uma doença grave? Sim, é! É uma doença difícil? Eu que o diga. É uma sentença de morte? Não! Todos corremos risco de morrer – afinal, estamos todos vivos! Quantas pessoas morrem em acidentes de carro por semana? Pois é. Aproveito este dia pra ressaltar a importância da prevenção e da informação sobre o cancro”, acrescentou.
A atriz, que foi diagnosticada em 2015 com cancro da mama e que venceu a batalha contra a doença, relembra ainda que são os hábitos de vida saudável uma das principais medidas de prevenção.
“Sabias que 1/3 dos casos poderiam ser evitados se tivéssemos hábitos de vida mais saudáveis? Praticar atividade física regularmente (pelo menos 30 minutos 3 vezes por semana), não fumar, restringir o consumo de álcool, ter uma alimentação saudável e equilibrada (priorizando alimentos não industrializados, além de frutas e verduras em abundância) aprender a reduzir o stress e a controlar a ansiedade são maneiras simples de diminuir as tuas hipóteses de desenvolver a doença. Apenas alguns tipos de cancro são diretamente ligados a mutações genéticas – Vamos ganhar vergonha na cara e abraçar um estilo de vida mais saudável!”, defendeu.